quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ram Bomjan, o novo Buda nepalês?


Meditando há seis meses, menino é tido como novo Buda
Navin Singh Khadka - de Kathmandu
03/12/2005 - Um adolescente de 15 anos que estaria meditando há seis meses no sul do Nepal é considerado na região a nova encarnação de Buda.
Bamjan estaria meditando há seis meses, sem comer nem beber
Impressionados com o fenômeno, cientistas têm tentado estudar Ram Bahadur Bamjan sem atrapalhar a sua meditação.
Os amigos e parentes de Bamjan dizem que ele não bebe água há seis meses e que vai continuar assim por seis anos até receber a iluminação, como aconteceu com Buda em Lumbini, a 250 km do Nepal.
Siddartha Gautam, que posteriormente atingiu o Mahanirvana e se tornou Buda, nasceu em 560 A.C.

Visitantes
A façanha do adolescente se espalhou rapidamente e as pessoas da região da vila Ratanapuri começaram a ir ver Bamjan, que está sentado de pernas cruzadas, pose tradicional de Buda, embaixo de uma árvore peepal.
Os seus olhos estão fechados e quase totalmente cobertos pelo cabelo, que cresceu nos últimos meses. O corpo, firme, está envolvido por um xale claro.
A fotografia de Bamjan aparece com frequência nos jornais e as pessoas procuram se atualizar sobre o estado dele.
Muitos na sua região já o adoram como a reencarnação de Buda e adornam a árvore sob a qual ele medita e acendem incensos.
O maior movimento de pessoas gerou oportunidades econômicas.
"Quase 500 mil rúpias (US$ 7 mil) foram depositadas no banco por devotos", diz um alto funcionário do governo local, Prajapati Koirala. O valor não inclui as doações feitas no local.
A população da região criou uma comissão para assegurar que Bamjan tenha o ambiente certo para meditar e para gerenciar o fluxo de visitantes
As pessoas querem saber principalmente se ele fica sentado na mesma pose e medita durante toda a noite, e se ele realmente não come nem bebe nada.
Algumas pessoas dizem que ele não come nada desde começou a meditação, outros dizem que no início ele tomava um líquido leitoso extraído das raízes da árvore.
A maioria dos seres humanos pode sobreviver sem comida por várias semanas, já que o corpo extrai energia dos estoques de gordura e proteína. Mas em média uma pessoa não resiste a mais de três a quatro dias sem água.

Comprovação científica

Os supostos poderes extraordinários de líderes religiosos são raramente submetidos a uma investigação científica, mas a cobrança por provas vem aumentando.
"Nós concordamos em conduzir um exame científico nele", afirmou Koirala.
Segundo ele, cientistas da Academia Real de Ciências e Tecnologia do Nepal estão a caminho de Ratanapuri para examinar o adolescente.
O desafio é fazer isso sem tocar Bamjan.
"Pelo menos os cientistas vão poder ver se ele medita a noite inteira ou não", disse Deekpal Chaudhary, que vende incensos aos visitantes.
O verdadeiro Buda nasceu em 650 A.C.
A família de Bamjan diz que ele sempre foi diferente dos seus quatro irmãos. Ele não falava muito e mantinha-se sempre à distância.
A sua professora de colégio, Saiden Lama, disse que ''ele nunca tocou álcool''.
Ainda segundo a família e os amigos, Bamjan começou a meditar quando voltou de uma viagem a Lumbini, a cidade onde Buda nasceu, e monastérios de Pokhara, no Nepal, e Dehradun, na Índia.
O primo dele, Prem Lama, disse que Bamjan só falou algumas vezes desde que começou a meditar. A primeira vez teria sido quando uma cobra o picou, há cerca de um mês.
O adolescente teria interpretado oincidente como um teste, que precisava superar, disse o primo. Ele já havia sido picado por uma cobra três meses depois de dar início à meditação.
Depois de ser picado, Bamjan teria pedido a ajudantes para pôr uma cortina em volta dele.
"Em menos de uma semana, ele pediu para nós tirarmos a cortina", disse Prem Lama.

Veja aqui a parte 1 do documentario produzido pelo Discovery Channel:

12 comentários:

Aquiles disse...

Se vc esticar a corda demais, ela parte, se deixá-la frouxa demais ela não emitirá som. Não é preciso meditar 6 anos para ser, provar ou se tornar um Budha.
Sidharta Gautama deixou bem claro que o caminho é aquele que permite harmonia e equilíbrio.....

Ni =) disse...

Meu caro amigo aquiles , sua teoria está certa. Mas existe pessoas que ainda não acreditam. Creio eu que em seis anos tudo vai mudar e ele não deve estar lá a toa, deve ter tido alguma visão em que foi "dito" que o mundo mudaria se ele meditasse por seis anos,Bamjan jah pode ter passado essa idéia de harmania e equilíbrio, mas talvez o objetivo dele deve ser bem maior ! unir o mundo quem sabe, para NOS podermos ter esse equilíbrio com a energia dele e tranceder os níveis de pensamentos por aqui !

DaredevilBR disse...

Eu vi hoje o documentário sobre ele na discovery... segundo relatos...ele chegou a meditar durante 10 meses, mas em abril ele desapareceu sem deixar pistas.... em outra fonte que eu li, dizem que alguns seguidores falaram com ele após o seu desaparecimento e ele respondeu que reaparecerá em 6 anos... ele não é o unico caso de abstinência extrema na região... se pesquisar irá ver que existem muitos outros casos...um mais cabeludo do que o outro...

DaredevilBR disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A IMPRENSA NOTICIOU O SEU DESAPARECIMENTO, ISTO É VERDADEIRO?
QUANTO A VERACIDADE DOS ACONTECIMENTOS DEVE SER COMPROVADA DE FORMA TÉCNICA E CIENTÍFICA POIS SÓ ASSIM SE TERÁ ALGUMA CREDIBILIDADE. O MUNDO ACREDITA NA BÍBLIA/EVANGELHO E OUTROS E DEIXOU DE CRER NO MAIS IMPORTANTE: A FORÇA NATURAL DO SER HUMANO, QUE REALIZA MILAGRES.

Anônimo disse...

Eu acredito que o ser humano é capaz de muitas coisas,e que todas estão ligadas por uma força interior que não temos ainda a capacidade de compreenção.

Conrado Rezende Soares disse...

Ram Bomjan, sumiu sem deixar pistas! Apenas o lenço vermelho que o envolvia, outro grande mistério... dizem que foi sequestrado...e alguns acreditam que ele tenha sido realmente iluminado...

DING YUAN disse...

PROVAVELMENTE ELE SOFRE DE UM TIPO DE ESQUIZOFRENIA, ESQUIZOFRENIA CATATONICA. CONFORME SE SABE ELE POSSUIA NA INFÂNCIA UMA PERSONALIDADE PRÉ-MÓRBIDA TIPO ESQUIZOFRENIFORME.E A ESQUIZOFRENIA PODE SE MANIFESTAR ENTRE OS 14 E 32 ANOS DE IDADE. O SURTO DESENCADEOU PROVAVELMENTE APÓS VISITAR LUMBINI. ESSE FENOMENO OCORRE COM MUITA FREQUÊNCIA TAMBÉM COM CRISTÃOS QUE VISITAM JERUSALEM, PASSAM A TER DELIRIOS MISTICO-RELIGIOSOS, ALUCINAÇÕES VISUAIS E AUDITIVAS, POSTURAS BIZARRAS E CATATONIA.

QUE BUDA ILUMINE A TODOS!!!

Anônimo disse...

1- primeira tarefa da religiao organizada e fazer as pessoas perder a fe em si propias.

2-segunda tarefa e fazer ver as pessoas respostas que nao tem

3- terceira tarefa e mais importante e fazer aceitar as suas respostas sem as questionar
a religiao fracasou ta na altura de deixar vir os grandes mestres e novos ensinamentos

DING YUAN disse...

Religião pressupoem que o homem desligou de uma "divindade" e nescessita religar a ele novamente!
O certo seria uma "filosofia" e não "Religião", pois conforme estudos misticos e filosóficos o Homem e a Divindade são Unos. Todo Homem é a"Divindade" em essencia. E a razão da vida seria despertar essa "Divindade" e com isso cessar o ciclo de renscimentos!

Mick Bernard disse...

Olá Shaninha,
Vou publicar essa matéria no meu blog:
http://mickbernard.blogspot.com
tudo bem?
amor e luz!!!

Anônimo disse...

Depois de um ano, possivelmente meditando, ele voltou, confira a noticia no link abaixo:
Fonte: Terra