terça-feira, 22 de julho de 2008

Aromática Aplicada/Inalação


Inalação a vapor é um bom meio de tratar problemas epidérmicos e respiratórios, e é também útil para alterar estados de espírito ou estados emocionais. O método consiste em adicionar umas poucas gotas de óleos essenciais a uma tigela de água quente, depois cobrir a cabeça com uma toalha e inalar os vapores aromáticos por uma a dez minutos. Note que esse não é um bom método se você tiver vasos capilares rompidos na face.

Para pessoas asmáticas, um método melhor é pingar uma gota de óleo diluído na palma da mão, esfregar vivamente as mãos para criar calor e depois pôr as mãos em concha sobre a face. Este método de inalação a seco é também bom para um rápido estímulo, ou se você está em algum lugar onde a inalação úmida é impossível.

Duas ou três gotas de óleo essencial costumam ser o suficiente para uma inalação. Tome cuidado com hortelã-pimenta, especiarias e óleos cítricos; eles são fortes e podem queimar a pele e os olhos. Uma ou duas gotas são o bastante.

A inalação é um meio simples e eficaz de usar óleos essenciais. Madame Maury descreveu o efeito da inalação numa garota com o rosto inchado e pele congestionada:

O efeito foi conseguido em poucos minutos. O inchaço em seu rosto reduziu-se ante nossos olhos. Foi surpreendente, espetacular, se poderia dizer.

Os efeitos das inalações são imediatos, mas transitórios, portanto é importante usá-las regularmente, duas ou três vezes ao dia, e sustentá-los com outro método tal como massagem.

Inalações são particularmente eficazes para problemas refratários de sinusite.

Eis algumas receitas para inalações:

Dor de cabeça/enxaqueca

Manjerona, 1 gota
Lavanda, 1 gota
Hortelã-pimenta, 1 gota


Expectorante, anti-séptico pulmonar

Sândalo, 1 gota
Tea Tree, 1 gota
Benjoim, 1 gota


Resfriados de cabeça ou congestão nasal

Eucalipto, 1 gota
Lavanda, 1 gota
Hortelã-pimenta, 1 gota
Vapor facial
Camomila, 2 gotas
Lavanda, 1 gota


(Fonte:Livro de Aromaterapia Holística – Ann Berwick)

Nenhum comentário: