segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

ॐ::..Viva a Índia ..::ॐ


Deuses Hindus - Vishnu
Vishnu é o ser Supremo que preserva o universo.
É possível encontrar imagens diferentes de Vishnu mas normalmente ele é representado por um corpo humano com quatro braços.
Os quatros braços representam a sua onipotência e onipresença.
Os dois braços frontais representam a sua atividade no mundo físico e os braços traseiros representam sua atividade no mundo espiritual.
Seu lado direito representa a mente e o intelecto e o seu lado esquerdo representa as atividades do coração, ou seja, o amor, a ternura e a compaixão.
A concha que ele carrega indica que ele se comunica com seus devotos com amor e entendimento. Quando toca a concha é para lembrar aos seus devotos de viverem em um mundo de ternura e compaixão sobre todos os seres.
O disco que carrega em outra mão é a arma que ele usa para proteger seus devotos dos demônios.
O cedro significa energia. Isso representa que ele sustenta o universo com a energia que ele carrega consigo.
A cor azul significa infinito. O corpo de Vishnu é azul pois significa que ele tem infinitos atributos.
A cor amarela é associada a existências terrestres, portanto a cor de sua roupa é amarela para indicar que ele encarna na Terra quando preciso para manter a paz no universo.
A guirlanda de flores em seu pescoço simboliza a adoração de seus devotos. As jóias em seu pescoço simboliza que ele atende a todos os desejos genuínos de seus devotos. A coroa representa seu poder e autoridade e os brincos representam os dois lados da criação, assim como conhecimento e ignorância, felicidade e tristeza, prazer e dor.
A figura mostra ele em cima de uma cobra de mil cabeças. A cobra representa a mente e as mil cabeças representam os inúmeros desejos e paixões de um indivíduo. Assim como a cobra mata a sua vítima com o seu veneno,uma mente incontrolável destrói o mundo com o veneno da possessividade. Quando um devoto controla os seus desejos Vishnu atende a todos os desejos desse devoto e o guia em seu caminho.
Abaixo seguem as dez encarnações relacionadas a Vishnu.

1- Matsya - peixe que salvou Manu da enchente e protegeu os Vedas dos demônios.

2- Koorma - tartaruga que sustenta a Terra com suas costas.

3- Varaha- javali que destrói o demônio Hiranyaksha e traz a Terra de volta do fundo do oceano.

4- Narsimha - corpo de homem, cabeça de leão.Quando Prahlada, devoto de Vishnu, estava sendo torturado pelo pai, o demônio Hiranyakasipu, Narsimha apareceu e matou o demônio.

5- Vamana, o anão. Bali, o demônio, com poderes sobrenaturais, tomou a Terra e os céus, tirando a autoridade de Indra. Vishnu então, tomou a forma do anão e pediu a Bali que lhe desse um pedaço de terra para morar. Bali disse-lhe que ele teria o espaço que conseguisse em três passos. Nesse momento ele mudou de forma e no primeiro passo cobriu toda a Terra. No segundo passo cobriu os céus. Não havendo mais espaço para cobrir e como sempre cumpre a sua palavra, Bali ofereceu a sua cabeça.

6- Parasurama, destrói o chefe tirano dos Kshatryas que estava oprimindo as pessoas. Ele veio para acabar com a arrogância dos kshatryas (casta dos guerreiros).

7- Ram. Uma das principais e mais adoradas manifestações de Vishnu. Sua trajetória é contada no épico Ramayana. Esta normalmente acompanhado de seu irmão Lakshaman, sua esposa Sita e Hanuman.
Veio para garantir a justiça e paz na Terra.

8- Krishna. A mais popular de todas as encarnações de Vishnu. Responsável pelo Bhagvad Gita, onde mostra a sua forma divina e cita versos filosóficos e teológicos, importantíssimos para o hinduísmo.

9- Buddha. Vishnu encarnou como Buddha para limpar o hinduísmo do excesso de rituais.

10 - Kalki. Ultima e futura encarnação de Vishnu. Prevista para acontecer no final da Kali Yug (era presente). Virá para destruir os inimigos do Darma e reestabelecer a Glória. O nome Kalki é uma metáfora para eternidade ou tempo.

Nenhum comentário: