quinta-feira, 23 de abril de 2009

Salve Jorge! Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral

São Jorge nasceu na Capadócia, uma região da atual Turquia, na infância, após a morte do pai (militar), mudou-se para a Palestina com a mãe, que nasceu em Lida,. Entrou para a carreira militar, tornou-se capitão do exército romano e recebeu o título de Conde de Capadócia.

Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo a função de Tribuno Militar, quando sua mãe faleceu, deixando para ele toda sua herança.

Conde de Capadócia sendo um homem religioso, distribuiu toda sua riqueza para os pobres afirmando sua fé em Cristo.

Por defender publicamente, com fervor, sua fé em Jesus Cristo, foi torturado com o intuito de negar a própria fé, como recusou a fazê-lo, no dia 23 de abril de 303, Diocleciano, Imperador de Roma,que tinha planos de matar todos os cristãos, mandou degolá-lo.

Seus restos mortais foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá foi sepultado.

Apenas no império cristão de Constantino, foi erguido um suntuoso oratório aberto aos fiéis para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente e no século V já havia cinco igrejas dedicadas a São Jorge em Constantinopla.


No dia de São Jorge, uma rosa (símbolo do amor) e um livro (símbolo da cultura).

Evocando uma tradição catalã, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro

Em 1926 a Espanha instaurou o dia 23 de Abril como Dia do Livro pois a data coincide com a morte de Miguel de Cervantes,assim como a Inglaterra já celebrava no mesmo dia que coincide com a morte de William Shakespeare.

O Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, foi criado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) em 1995.

Além de celebrar, também valoriza as múltiplas dimensões do livro: criatividade, industria, normativa, política, nacional e internacional.

No Brasil, a Constituição Federal, o Código Civil, o Código Penal e até a Convenção de Berna abrigam a questão do Direito Autoral e os direitos autorais de escritores, professores, editores e artistas são protegidos pela Lei 9.610/1998, que disciplina a utilização das obras por terceiros e estabelece o domínio público após 70 anos da morte do autor.

Curiosidades:


- Alguns escritores que nasceram ou morreram no dia 23 de abril: Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov;

- Desde o século XV há constância da celebração da Feira das Rosas no dia de São Jorge;

- São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Moscou e extra-oficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião);

- São Jorge também é padroeiro do Sport Club Corínthians Paulista e dos Escoteiros;

-No Brasil com forte influência da cultura africana, São Jorge é associado por muitos à lua. “Na Bahia o santo é associado a Oxossi, orixá associado a lua. No Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e em Recife, no candomblé e na umbanda, o santo é associado a Ogum. Segundo a tradição as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda”;

- No Brasil as tatuagens com a imagem do Santo fazem bastante sucesso, assim como uma grande variedade de produtos de moda que levam a estampa com a imagem do mesmo;

- No Rio de Janeiro, no dia 13 de novembro de 2001, a câmara municipal aprovou a LEI Nº 3302, que instituiu o dia 23 de abril,como feriado Municipal: dia de São Jorge;


Deixo aqui para aqueles que acreditam uma das muitas orações a São Jorge assim como o vídeo Jorge Capadócia:

Oração:

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.

Nenhum comentário: