segunda-feira, 18 de maio de 2009

Como ela faz falta

Respeito é bom e todo mundo gosta.... Mas você sabe como se fazer respeitar? Percebe quando está desrespeitando alguém sem querer?


De acordo com definição do bom Aurélio, respeitar significa honrar, acatar, considerar e reconhecer. Quando essa virtude existe em abundância, não é quase notada, e passa a fazer parte da paisagem. Porém, quando é rara e escassa, facilmente se percebe sua importância.

“É como a água”,
dizem sabiamente Ted e Jenny O’Neal no livro infantil Respeito É Bom e Faz Bem. “Só no deserto é que se tem uma idéia de como ela faz falta.”

Mas hoje em dia não se dá muita bola para essa qualidade que tem o poder de facilitar as relações e garantir bons acordos de convivência. É como se ela fosse uma virtude menor, não muito importante, uma coisa chata, antiga. Pais têm dificuldade de obter respeito de seus filhos, assim como professores de seus alunos, e filhos aparentemente não encontram o que respeitar em seus genitores e mestres. (...)
O respeito geralmente nasce da nossa atitude diante do limite. Se não aprendemos a respeitar limites ainda na infância, mais tarde ficará natural invadir, abusar e desrespeitar, seja o outro, seja a natureza, seja uma instituição.

"Quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo e não se compara ou compete, todo mundo te respeitará." (Lao-Tzu)

Fonte:
http://vidasimples.abril.uol.com.br/edicoes/061/06.shtml

Imagem:
By João Victor Matos

Nenhum comentário: