quinta-feira, 28 de maio de 2009

Como Meditar

A prática da meditação, embora simples, requer bastante disciplina e regularidade.
Eis algumas dicas de como iniciar a sua prática...
Namastê ;)

* Escolher um lugar sereno onde possa sentar-se de maneira confortável e com a coluna direita. Pode ser numa cadeira ou no chão com as pernas cruzadas. Sentar-se sobre uma pequena almofada ajuda a manter as costas direitas. Use roupas que não apertem nem incomodem.
Acender um incenso ou colocar uma música bem suave pode ajudar a criar um clima de tranqüilidade no início. Depois de algum tempo, pode ser que prefira dispensá-los.

* Evite meditar quando estiver com sono ou muito cansado. Você sentir-se-á frustrado por não se conseguir concentrar e desanimará da sua prática diária. A melhor hora para meditar é pela manhã, quando estamos mais tranquilos e descansados. Porém, isso também variável e se sentir que consegue melhores resultados à noite, escolha esse horário.
Comece com dez minutos diários. Coloque um relógio para despertar após esse tempo, assim a sua mente não o iludirá fazendo-o acreditar que já se passaram muito mais que dez minutos.

* Não se mova durante esse tempo. O corpo é como um pote e a mente é a água dentro dele. Mover o recipiente faz com que a água também se mova e, lembre-se, o que você quer é que sua mente permaneça quieta e imóvel.

* A atenção deve estar voltada para o objecto da meditação (a respiração, um símbolo, local, etc.) sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao escolhido.

* Qualquer coisa que aconteça estará bem. Se houver um monte de pensamentos desfilando na sua cabeça, se tiver vontade de chorar ou de rir, se achar que nunca vai conseguir se concentrar, tudo bem. Apenas continue sentado e, sempre que possível, volte a sua atenção para o objeto sobre o qual está a meditar.

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