sexta-feira, 17 de julho de 2009

Navaratri Puja - Festival da Grande Mãe


Homenagem ao Aspecto Feminino da Divindade.


"O Navaratri Puja é o culto de adoração ao Aspecto feminino de Deus denominado DEVI em suas diversas formas, Durga, Lakshmi e Sarawati. Serão dez dias de pujas e cantos devocionais a Divina Mãe. Nos dias auspiciosos que são comemorados o Navaratri Puja é realizado o Puja do Maha Yantra de Sri Yogui Devi (Adoração ao yantra de Devi).


Dias - Adoração a Divina Durga


Maha Durga (a grande Durga) é a Shakti (energia feminina ou consorte) do Senhor Shiva, aquele que corresponde ao terceiro aspecto da Trimurti (Trindade Hindu) e representa os aspectos Destruidor/Transformador de Deus. Sendo assim, ela manifesta o poder destruidor de Shiva, que é a característica da Guna (qualidade) tamásica, representada pela cor preta.

Durga vence a escuridão, destruindo a ignorância para que a transformação possa ocorrer. Aquela que remove os obstáculos.


Dias - Adoração a Divina Lakshimi


MahaLakshmi (a grande Lakshmi) ou Sri Lakshmi (literalmente, "marca"), é a Devi que corresponde ao Senhor Vishnu, o aspecto Preservador/Conservador da Trimurti. Como sua Shakti (energia feminina), ela representa a qualidade rajásica (atividade), necessária para garantir a preservação da Criação.


Dias - Adoração a Divina Saraswati


Sarasvati (literalmente, “aquela que flui”) é a consorte do Senhor Brahma, o aspecto Criador da trindade hindu. Como sua Shakti, ela simboliza as qualidades satvicas (equilíbrio – pureza), necessárias à Sabedoria. Por isso, ela é representada pela cor branca. Sarasvati também simboliza a boca e a pureza da fala (que confere poder à palavra proferida).

Sarasvati é considerada a Deusa das Ciências, das artes e da Sabedoria.


Dia - Vijaya Dasami ou Dia da Vitória – Yoga Devi


O ponto culminante do Festival acontece no décimo dia, conhecido como Vijaya Dasami (Dia da Vitória). Ele indica que o êxito da Realização é possível para todo aquele que verdadeiramente se dispõe a enfrentar e destruir a escuridão da ignorância, na qual o homem comum se encontra imerso."


Fonte:Naradeva Shala
http://www.suddhadharma.com/pujas.htm

Nenhum comentário: