segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Os Dez Mundos

Divisão de dez estados incorporados em nossa existência seja ela iluminada ou não. Todos os seres por igual possuem todos esses estados e de acordo com a prática e vivência eles se manifestam. Nos dedicamos à prática da fé para proporcionar a manifestação do estado de Bossatsu, estado obrigatório para a manifestação do estado de Buda. Quando manifestamos este estado exercemos a identidade deste ser que se dedica à prática da compaixão de forma incondicional. Vale lembrar que a virtude da oração e vivificação do Namu-kyo permite-nos saltar do estado e condição meramente humana para o estado de Bossatsu.

São Estados de Espírito ou condição da vida que uma pessoa manifesta no decorrer da sua existência
.

l ) JIGOKU - Estado de Inferno

Esta condição é caracterizada pelo impulso de destruir a si próprio, assim como, todos e tudo que estiver em seu caminho. Ë uma condição de extremo sofrimento.

2) GAKI
- Estado de Fome

Nesta condição a pessoa é conduzida pelos desejos insaciáveis, não apenas como alimentos e roupas, mas também pelo desejo de obter poder e fama.

3) TIKUSHO
- Estado de Animal (Irracionalidade)

A insensatez é a característica deste estado. A pessoa é escrava dos desejos do instinto e perde o sentido da razão e da moralidade.

4) SHURA
- Estado de Ira

Neste estado a pessoa é dominada pelo egoísmo. desprezando os outros e valorizando só a si próprio, não suportando ser inferior a ninguém, em nada.

5) NINGUEN - Estado de Humanidade (Racionalidade)

Este estado é caracterizado pela racionalidade. Nesta condição a pessoa pode se expressar com coerência, controlar seus desejos instintivos através da razão e portar-se como humano.

6) TENJYO
- Estado de Céu ou de Alegria

E a sensação de bem-estar em todos os sentidos. Porém, todas essas alegrias são efêmeras e desaparecem com o passar do tempo.

7) SHOUMON - Estado de Erudição.

Homens de Erudição significam originalmente, aqueles que ouviam o Buda e se esforçavam para eliminar os desejos mundanos para atingir a Iluminação. Porém, o estado de erudição é caracterizado pela não divisão dessa compreensão com os demais.

8) ENGAKU - Estado de Absorção

Este estado é chamado de despertar por si mesmo. As pessoas neste estado compreendem algumas verdades, entretanto, as usam somente para próprio proveito.

9) BOSSATSU - Estado de Compaixão

O Estado de Compaixão é caracterizado pelas ações altruísticas. Assumem as dificuldades para si e cedem os benefícios aos outros. Procuram salvar o semelhante através de práticas budistas, mesmo que isto lhes custe a própria vida.

10) HOTOKE
- Estado de Buda

É o estado de compreensão absoluta da Lei da Causalidade
(Causa e Efeito).

Nenhum comentário: