sábado, 17 de outubro de 2009

As 10 plantas mais tóxicas

Entre muitas plantas que são tóxicas, listamos as 10 que são mais comuns em intoxicações, seja por ingestão acidental ou até por pensar que não faz mal nenhum. Muito cuidado com estas plantas.
Ótimo final de semana!!! \0/
Namastê ;)


Planta Comigo-Ninguém-Pode muito comum em jardins e vasos e é a campeã em intoxicações.

* Nome científico: Dieffenbachia spp -Tem folhas grandes e bem verdes. A mastigação de qualquer parte da planta forma edemas e irritação das mucosas, lábios e língua e na sequência vem a ardência, dor, vômitos, cólicas e o edema de glote que causa asfixia e pode levar a morte.

Planta Coroa-de-Cristo

* Nome científico: Euphorbia millii Des Moulins -Folhas estreitas e com muitos espinhos no caule. Tem um látex que é cáustico e irritante para os olhos provocando a conjuntivite, lesões e até perfuração da córnea causando cegueira. Em contato com a boca e pele causa queimaduras e se ingerido causa diarréia, vômito e salivação excessiva.

Costela-de-Adão

* Nome científico: Monstera deliciosa Liebm – Folhas grandes e cortadas, se mastigadas e ingeridas podem causar edemas, irritação de mucosas, lábios e garganta, levando a vômitos ou náuseas.

Avelós

* Nome científico: Euphorbia tirucalli L. – Formado de muitos ramos verdes e não tem folhas, solta flores pequenas. No interior tem um látex que é cáustico e se ingerido causa irritação gastrointestinal, na pele causa quimaduras e inflamações.

Mamona

* Nome científico: Ricinus communis L. – A semente produz óleo e tem folhas grandes. A ingestão da semente causa vômitos, diarréia e cólicas.



Aroeira-Brava

* Lithraea brasiliensis March – Contêm princípios alergênicos, uroshiois e tanto as folhas quanto o caule são tóxicos. O contato com a planta ou mesmo passando próximo dela já pode causar bolhas e vesículas na pele.


Pinhão de Purga

* Jatropha curcas L. - Tem o fruto em forma de baga lisa e oleaginosa. Caso ingeridas causam muita dor abdominal com diarréia e vômitos. O látex causa dermatite na pele.


Cinamomo

* Melia azedarach L. – Os frutos contêm saponinas e quando ingeridos causam diarréia, náuseas e vômitos


Copo de Leite


* Zantedeschia aethiopica Spreng. – A ingestão causa irritação das mucosas com vômitos, dor e edemas.


Leiteiro Vermelho

* Euphorbia cotinifolia L. – O látex pode causar quaimadura na pele e se ingerido causa irritação gastrointestinal e vômitos.

Nenhum comentário: